sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

UM VULCÃO EM ERUPÇÃO


Dizemos que um vulcão está em erupção quando da sua boca saem gases, cinzas ou lava. A lava é um líquido muito espesso e muito quente que, ao arrefecer se transforma nas rochas que cobrem o vulcão. À medida que estas rochas se acumulam, o vulcão fica com a forma de um monte, tendo no cimo a boca ou cratera.
No interior da terra as rochas estão líquidas e muito quentes. Estes líquidos fazem uma grande força sobre a superfície. Sempre que encontram um buraco saem. É assim que aparecem os vulcões. Por vezes, a lava sai com tanta força que parte é atirada ao ar e outra parte escorre ao longo do vulcão.

É fácil fazeres um vulcão e perceberes como a lava desce.

Precisamos:
De uma lata
Uma placa de madeira
Vinagre e bicarbonato de sódio

Podes cobrir a lata com plasticina ou pasta de papel em forma de vulcão e depois pintas . Podemos usar pedras, paus e outros materiais para enfeitar o vulcão
Como já temos a maqueta feita só nos falta enfeitar.
Vamos ver como funciona o vulcão. Deita – se lá dentro o vinagre. Se o vinagre for branco acrescenta-se umas gotas de corante vermelho. Junta-se o bicarbonato de sódio.

O que observas?
Não achas que o teu modelo parece mesmo um vulcão verdadeiro? Como sai a lava?
Saiu por todos os lados ou escolheu um caminho?



 Centro Escolar de Cabanelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

História - "AMOR MONSTRO"

No passado dia 15 e 16 de fevereiro e após  terem ouvido a História "Amor Monstro", de  Rachel Bright, as crianças da sala 3 do JI...